Viaduto da UNISINOS – Uma construção pioneira no RS!

 

 

Particularmente, gostei muito de pesquisar sobre a obra do Viaduto da UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), pois conheço bem a região. Só quem sabe o que é enfrentar o trecho Novo Hamburgo/ Porto Alegre via BR 116, sabe os benefícios que virão com o viaduto em funcionamento.

 

Ilustração do viaduto pronto

Ilustração do viaduto pronto

Fonte: Jornal NH – Imagem: Divulgação Dnit (2007)

 

Planta do Projeto – Viaduto da Unisnos

Fonte: Jornal Unisinos

 

Primeira fase de execução das obras: Terraplanagem

Fonte: Blog Boa Luta!


Com a construção do viaduto, pretende-se eliminar um dos pontos de maior incidência de acidentes da BR 116 no estado e também eliminar um dos maiores trechos de engarrafamentos, além de facilitar o acesso à universidade. O viaduto será localizado na BR 116 (km 240,7 e 251,9) em São Leopoldo/ RS.
O projeto compreende um viaduto transversal que permitirá movimentação em todas as direções e, será a primeira construção estaiada (sustentada por cabos) do Rio Grande do Sul. Assinado pelo Engº Carlos Roberto Müller da Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente, o custo final da obra está em torno dos R$ 32 milhões, provenientes do PAC.
Prevista em contrato para ser entregue em janeiro de 2011, a obra está atrasada.

Viaduto da Unisinos - Andamento da obra

Fonte: Skyscrapercity, usuário luancarpe

 

Impactos Ambientais:
A obra está licenciada pela FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul) e é acompanhada por um técnico ambiental que semestralmente deve enviar um relatório a fundação. Para que fossem iniciadas as obras,  foi necessária a supressão da vegetação local, e  será obrigatória a reposição de 4.791 mudas em até um ano após a entrega do viaduto.
Obs: Futuramente este post será atualizado, dependendo apenas da boa vontade da autora em pesquisar! = D

Comentários desativados.

%d blogueiros gostam disto: